Normas Internas

Pedidos de Compras

  • Pedidos de compra - Não aceitamos cancelamentos de pedidos sem o consentimento do Depto. Vendas.
    Cancelamento feitos sobre pedidos fabricados / encomendados / cortados poderão ser aceitos mediante consentimento e aprovação da Metalfas, correndo a possibilidade de cobrança de multa equivalente a 30% do valor do pedido – fator decorrente das perdas provenientes dos processos de fabricação.
  • Estoque - Devido constante saída de produtos, pode acontecer de o produto orçado não ter mais em estoque, caso isso acontecer a Metalfas se compromete a avisar nosso cliente do ocorrido, em 24 horas.
  • Pagamentos a vista - O prazo de entrega, descrito em orçamento/ pedido, será considerado a partir do comprovante de deposito.
  • Prazos de Entrega - Devido aos constantes problemas de trafego, as entregas estão sujeitas a alterações nos prazos com variações de ate 24 horas, ou conforme caso específico, notificada por nossa empresa.
  • Certificados de Qualidade - Todos os produtos são fornecidos com certificado de qualidade da empresa. Este documento transcreve as informações enviadas por seus fabricantes. Caso necessite de certificado original, o cliente deve solicitar no ato do orçamento, uma vez que este documento é de direito privado da Metalfas. A Metalfas não fornece laudos ou qualquer outro tipo de documento complementar, caso o cliente necessite de algo especifico, o mesmo deve,solicitar ao vendedor, para que seja cobrado o serviço solicitado.
  • Especificações de venda - Materiais vendidos por kilo (padrão Metalfas), serão pesados e caso existir variação no peso será cobrado o real em balança (seja em credito ou em debito) e materiais vendidos por peça (quando assim solicitado) será cobrado exatamente conforme o acordado.
    Materiais oxicortados no formato de Anéis, Discos e Modelos, terão seus pesos aferidos pela área quadrada, ou seja, pesa-se a área total a ser utilizada para a cobrança do respectivo peso.
  • Multas No caso de não pagamento da duplicata de cobrança mercantil na data de vencimento combinada, será cobrada dois tipos de multa, parametrizadas conforme Lei das Duplicatas - Lei 1. os juros moratórios / multa atraso – (20% para atraso não notificado), que constituem a pena imposta ao devedor pelo atraso no cumprimento da obrigação. Funciona como uma indenização pelo retardamento na execução do débito.

    2. os juros moratórios / diário - (10% ao mês) , que constituem os juros de mora, cobrados diariamente pelos dias de atraso.

  • Títulos pagos em cartório O pagamento de títulos em cartório não isenta o devedor do pagamento das multas / juros moratórios ao credor. As taxas cartorárias são de responsabilidade do devedor e creditadas ao cartório, ou seja, este pagamento difere das multas / juros moratórios que devem ser pagas a Metalfas.
  • Conferencia de Pedido - Sr. Cliente, confira seu orçamento. Após a confirmação do pedido iremos considerar as informações que constam nele. Portanto não aceitaremos reclamações posteriores de itens não corrigidos.

Fornecimento de Aços e Metais

  • Tolerância de Corte para Oxicorte - Caso o cliente não fornecer as tolerancias de cortes desejadas, a MetalFas estabelecerá os cortes, conforme seu padrão de trabalho interno (+5, -5).
  • Rebarbas em Oxicorte – As peças fornecidas em oxicorte não são lixadas. Caso seja necessário este serviço solicitamos que o cliente avise antecipadamente para avaliarmos a possibilidade de execução dos serviços. Aprovado o serviço, o mesmo deve ser registrado no pedido de compra.
  • Tolerância de Acabamento – As tolerâncias de acabamento dos materiais (laminados, placas, trefilados, retificados) sempre obedecem as normas ABNT de fabricação - disponíveis na internet. Caso haja alguma variação especifica que o cliente deseje, este deve registrar formalizando no pedido de compra sua necessidade.
  • Acabamento de Superficie - Os materiais ferrosos podem apresentar pontos de oxidação (cor rosa sobre a superficie). Esta condição quimica é uma reação natural do contato do ferro com o ar não podendo ser evitada. Caso o cliente não desejar chapas com pontos de oxidação - como no caso de corte a laser - o mesmo deve notificar a Metalfas sobre seu uso para que possamos atende-lo conforme sua necessidade especifica.
  • Empenamento – Cada tipo de material (redondos, chatos, chapas, retificados) de acordo com sua dimensão em relaçao ao tamanho, apresentam empenamento. Este empenamento é previsto pelas normas abnt, isentando a Metalfas de responsabilidades provenientes destas condiçoes de fabricação. Na necessidade o cliente deve notificar antecipadamente o vendedor para que o mesmo avalie junto a Metalfas sua necessidade especifica. Alguns materiais podem ser desempenados, mediante custos adicionais.
  • Esquadrejamento - Existe dois tipos de esquadro ponderados em cortes de oxicorte:
    1. Esquadro na espessura - quanto mais grossas as espessuras maior é o ângulo do esquadro, o que ocorre geralmente em peças acima de 50 mm. Exigir ângulo de 90 nas espessuras é algo impossivel para o tipo de trabalho realizado em oxicorte (caso o cliente precisar desta necessidade deve salientar em pedido para que um serviço adicional de ferramentaria seja incluido no preço).
    2. Esquado Dimensional - as peças retangulares e quadradas sao fornecidas esquadrejadas podendo apresentar uma variaçao de no maximo -5 / +5.
  • Furos - Informaçoes tanto para oxicorte como Plasma:
    • Em chapas até a espessura de 25,40mm = não fazemos furos menores que 20mm
    • Em chapas cujas espessuras estiverem entre 26,00 até 40mm = não fazemos furos menores que 25mm
    • Em chapas com espessuras acima de 40mm = as furações devem ser no mínimo 80% da quota da espessura

    Obs.: se não forem seguidas estas especificações, os furos podem sair ovais ou rasgados.

  • Paredes de Peças Furadas - Informaçoes tanto para oxicorte como Plasma:
    Recomenda-se de que as peças em modelos que possuem furações, possuam uma parede (distância entre o externo da peça até o inicio do seu interno) de no mínimo:
    • até espessura de 11,00 mm possuir o dobro da quota da espessura
    • a partir de 12,00 mm possuir a mesma quota da espessura.

    Obs.: se não forem seguidas estas especificações, as paredes das peças poderão sair menores ou deformadas afetadas pela caloria do corte.

  • Norma interna Metalfas de variação para espessura de chapas:
    Cada bitola na chapa de aço pode apresentar variações em sua espessura, isso ocorre porque cada usina possui uma norma de fabricação diferente, com variações e tolerâncias diferentes. Para compilar está diversidade de medidas, o Grupo Metalfas estabelece sua própria tabela de variação que segue conforme tabela abaixo, cabe ao cliente se atentar as normas internas aplicadas pela Metalfas para evitar problemas. - ou seja, por exemplo, ao compra a chapa de 38,10 conforme norma interna da Metalfas a chapa poderá ir entre 37 mm a 40 mm.

    Bitolas Norma Variação para Chapas
    3,00 mm 3,00 mm a 3,18 mm
    4,75 mm 4,50 mm a 5,00 mm
    6,35 mm 6,00 mm a 7,00 mm
    7,93 mm 7,00 mm a 8,50 mm
    9,53 mm 9,00 mm a 10,00 mm
    12,70 mm 11,00 mm a 13,50 mm
    15,87 mm 14,00 mm a 16 mm
    19,05mm 17 mm a 20 mm
    22,22 mm 21 mm a 23 mm
    25,40 mm 24 mm a 27 mm
    28,57 mm 28 mm a 29 mm
    31,75mm 30 mm a 33 mm
    34,92 mm 34 mm a 36 mm
    38,10 mm 37 mm a 40 mm
    41,27 mm 41 mm a 42 mm
    44,45 mm 43 mm a 47 mm
    50,80 mm 48 mm a 55 mm
    57,15 mm 56 mm a 60 mm
    63,50 mm 61 mm a 67 mm
    69,95 mm 68 mm a 74 mm
    76,20 mm 74 mm a 80 mm
    82,55 mm 81 mm a 85 mm
    88,90 mm 86 mm a 92 mm
    101,60 mm 97 mm a 105 mm

ORDENS DE COMPRA

Toda ordem de compra, terá seu respectivo numero de pedido e estes devem ser entregues integralmente. Não aceitaremos pedidos entregues pela metade, sem aviso previo, uma vez que afetam o atendimento a nossos clientes.